Náutico a um passo de garantir retorno à elite

Por Eliaquim Oliveira
Por Eliaquim Oliveira
Publicado em 08/11/2011 às 12:53

Esta terça-feira (8) pode entrar para a história alvirrubra como o dia em que o Náutico voltou à elite. O duelo nos Aflitos contra o Barueri pode representar a classificação antecipada do timbu para a Série A. Para isso precisa vencer o time paulista e torcer por uma combinação de resultados nos outros jogos.

Além da vitória, o Náutico torce para que Bragantino, Americana e o rival Sport não vençam seus jogos contra Salgueiro, Vitória e Portuguesa, respectivamente. Assim o Timbu chegaria a 62 pontos e não poderia mais ser ultrapassado por nenhum deles, assegurando assim, com três rodadas de antecedência, o acesso para a Série A.

Mas mesmo se não garantir nesta rodada o retorno à elite, certamente ele virá nas próximas. As chances de vermos o time alvirrubro representar Pernambuco na 1ª divisão em 2012 são de 98%, segundo o infobola.com.br, e de 97,2%, de acordo com o chancedegol.com.br. Depois do Barueri o Timbu ainda enfrenta São Caetano e Boa Esporte fora de casa e encerra a participação no campeonato nos Aflitos contra a Ponte Preta. Ou seja, são quatro oportunidades para se garantir na elite.

Enquanto isso os rubro-negros correm o risco de serem os únicos pernambucanos na Série B no ano que vem, já que com o Náutico prestes a subir, o Salgueiro rebaixado e a difícil missão do Sport em conseguir uma das quatro vagas na Série A, parece mesmo que o Leão vai permanecer na segundona.

Os mesmos sites especializados apontam 14% (infobola) e 12,9% (chancedegol) de chances de o Leão ficar entre os quatro primeiros. E a missão é mesmo dura. Pra começar enfrenta nesta terça (08), em São Paulo, ninguém menos que a líder Portuguesa, que precisa apenas de um empate para garantir o título por antecipação.

Depois encara ainda o Americana (concorrente direto pela vaga) e o Paraná, na Ilha do Retiro, e o praticamente rebaixado Vila Nova-GO fora. Em resumo, o Leão terá que obter um bom resultado hoje diante da líder Portuguesa, fazer o dever de casa em dois jogos e bater na última rodada um time que deverá não estar brigando por mais nada.

Se isso acontecer será fantástico para o futebol pernambucano que voltará a ter dois representantes na elite.