PROTESTO

Agricultores do Sertão fazem protesto para cobrar pagamento do Programa Garantia Safra

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/11/2011 às 7:01

Centenas de agricultores e agricultoras familiares de Sertânia, na região do Pajeú pernambucano, realizam um protesto nesta sexta-feira (11).

Com faixas, cartazes e falas políticas num carro de som, eles pretendem denunciar a falta de pagamento dos recursos do Programa Garantia Safra para as famílias rurais, este ano. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), para não liberar o benefício, o Ministério do Desenvolvimento Agrário está argumentando que houve chuva suficiente para o lucro com a safra na região.

O STTR afirma que realmente houve momentos de chuva, mas esses não foram suficientes para uma boa colheita. A ausência do pagamento irá prejudicar mais de 2 mil agricultores e, consequentemente,  o comercio local,  já que o município deixará de movimentar cerca de  um milhão de reais.

Além de buscar sensibilização a sociedade em geral para essa causa, o Sindicato pretende articular deputados da região, os senadores do Estado, órgãos do governo local e até os comerciantes locais para tentar reverter essa situação. Um abaixo assinado será realizado para que seja enviado ao Ministério.  “Queremos não só mudar a decisão deste ano, mas também impedir que esse problema se repita no ano que vem”, destaca o secretário de Finanças do Sindicato, José Monteiro de Almeida Filho.