SERVIÇO

Petrolina reforça revitalização em praças públicas

Do NE10
Do NE10
Publicado em 18/11/2011 às 13:00

O processo de revitalização de algumas praças públicas e áreas verdes de Petrolina, no sertão do Estado, deve contar agora com o reforço de investimentos oriundos do Banco Ambiental. A cidade, que foi a primeira no estado a criar uma Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), vai poder direcionar para estes logradouros, recursos obtidos através de multas por crimes ambientais, por exemplo.

"Cada empreendimento acaba por gerar um impacto ambiental. Para ter uma ideia,  um edifício, um condomínio para serem implantados, tem que haver supressão de vegetação, derrubada de árvores, necessita de areia, brita. Tudo isso tem impacto no meio ambiente. Portanto, a forma que encontramos para devolver, em parte, isso que é tirado do meio ambiente, é a compensação", explica o diretor presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina, Geraldo Junior.

Uma das primeiras praças a ser revitalizada é a do bairro Jardim Amazonas, na zona oeste da cidade. Outros espaços públicos -  como as praças Dom Malan (centro) e a dos bairros Vila Eduardo e Cosme e Damião -  já estão com projetos sendo concluídos ou em análise. "Temos uma série de termos de compromissos ambientais, assinados por vários empreendedores, nos quais a revitalização é importante", frisa o gestor da Agência.

Dentre as linhas de ação da AMMA está a implantação de um viveiro de mudas, que fica na escola Miguel Arraes, no bairro Henrique Leite. Lá são produzidas espécies que serão utilizadas na recomposição e revitalização das praças.