fissura

Compesa agiliza conserto de barragem para regularizar abastecimento em Goiana

Do NE10
Do NE10
Publicado em 21/11/2011 às 17:50
Leitura:

A Compesa está trabalhando para consertar a fissura na barragem de Dois Rios, que abastece o município de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, cujo rompimento ocorreu na madrugada dessa sexta-feira (18). Para a realização do serviço, houve a necessidade de paralisar completamente o sistema de abastecimento da barragem, pois a mesma não consegue acumular água suficiente para captação até a Estação de Tratamento. Com isso, o abastecimento da cidade encontra-se prejudicado em 70%.

Nos casos onde ocorrer falta d'água total, a população também poderá solicitar carros-pipa através do telefone 0800-081-0195. A empresa contabiliza que cerca de 50 mil pessoas foram afetadas pela falta d'água. A previsão é de que os serviços sejam concluídos ao meio dia desta quinta-feira (24), quando o abastecimento será regularizado.

A Compesa identificou a fissura na barragem após verificar uma dificuldade na captação e bombeamento na Estação Elevatória. Cerca de 30 profissionais, entre engenheiros, e técnicos estão trabalhando em caráter de emergência, para construir uma contenção em pedra, no trecho onde houve o rompimento. Os custos do trabalho ainda não foram contabilizados. Os técnicos da  Companhia também estão fazendo um levantamento da situação da barragem para elaborar um projeto de recuperação estrutural.

A Barragem de Dois Rios fica localizada na divisa entre Pernambuco e Paraíba.


Mais Lidas