EVENTO

Exposição no River Shopping Petrolina mostra luta contra o câncer

Do NE10
Do NE10
Publicado em 23/11/2011 às 7:04

Histórias de vidas que venceram a batalha contra o câncer. Essa é a temática da exposição Vida em Cena, que acontece a partir desta quinta-feira (24) , na praça de Alimentação do River Shopping, em Petrolina, Sertão de Pernambuco.

O evento é organizado pelo Centro de Oncologia da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) e faz parte da celebração do Dia Nacional de Combate ao Câncer, em 27 de novembro. Durante quatro dias, das 10h às 22h, o público vai poder conferir as fotos, em preto e  branco, produzidas pelo fotógrafo Rafael Benevides. A ideia é, posteriormente, levar as cerca de 30 fotos para outros espaços da região, como escolas públicas e faculdades.

Profissionais do Centro de Oncologia, com o apoio de estudantes dos cursos de Psicologia e Medicina da Universidade Federal do Vale do São Francisco, devem se revezar durante a exposição, no sentido de tirar dúvidas e informar sobre os serviços disponibilizados na unidade de saúde que atende a pacientes oncológicos de municípios dos estados de Pernambuco, Bahia, Piaui e Ceará.

“Ainda há muito estigma quando se fala de câncer e o que pretendemos com esse momento de conscientização é mostrar para as pessoas a importância dos exames preventivos, a adoção de posturas que levem a uma melhor qualidade de vida e , acima de tudo, evidenciar a história dos pacientes que conseguiram se sobrepor ao câncer, numa clara vitória da vida”, frisa o diretor do Centro de Oncologia Dr. Muccini, Gray Portela.

O Centro de Oncologia da APAMI conta com uma equipe de multiprofissionais que acolhem e acompanham pacientes com câncer. No local, que foi fundado em 1998, os pacientes têm à disposição serviços como hematologia, quimioterapia, hormonioterapia, dentre outros. Nos casos em que há necessidade de radioterapia, os pacientes são encaminhados para centros como Recife e Salvador (BA). Recentemente foi implantado o serviço de oncologia pediátrica.