ARTE

Exposição marca o Dia da Consciência Negra em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 24/11/2011 às 7:05
Leitura:

Para marcar as comemorações pelo Dia da Consciência Negra, que acontece nesta sexta-feira (25), o Museu do Barro de Caruaru (Mubac) abriga a exposição “O Boi Tira-Teima: a história de um povo”.

O evento presta homenagem à comunidade quilombola de Queimadinha, localizada em Caruaru, através do acervo fotográfico do caruaruense Antônio Preggo. A mostra, conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado, Fundarpe  e da Fundação de Cultura e Turismo de Caruaru.

Além da exposição, outros eventos também fazem parte sua programação, como a apresentação de aulas-espetáculo e a palestra com o professor e historiador George Pereira da Silva, sobre "As contribuições do negro na cultura e na economia do Brasil".

De acordo com a gestora do Mubac, Amélia Campelo, a comemoração do Dia da Consciência Negra já é uma tradição no museu. "Todos os anos trabalhamos com eventos comemorativos sobre o tema. Este ano resolvemos homenagear a comunidade de Queimadinha, através do Boi Tira -Teima, por se tratar de uma tradição importante da região e também o Mestre Gersino que faleceu em julho deste ano", explica.


Mais Lidas