FESTA

Distrito de Gravatá do Ibiapina prepara tradicional festa da padroeira

Do NE10
Do NE10
Publicado em 25/11/2011 às 13:00

Com o tema “Maria a exemplo de Ibiapina aprendamos a vivência da caridade”, o distrito de Gravatá do Ibiapina, localizado no município de Taquaritinga do Norte, Agreste de Pernambuco, realiza entre os dias 29 de novembro a 8 de dezembro uma programação especial em homenagens a padroeira.

A tradicional festa terá início na manhã desta terça-feira (29), com a alvorada festiva da Banda Musical Padre Ibiapina. Na sexta-feira (02), a animação ficará por conta da banda católica kairós que promete fazer uma grandiosa apresentação. Em seguida o DJ Guguinha comandará a alegria até altas horas.

No sábado (03), a festa ficará por conta da Prata da casa Forró Taquara e do forrozeiro Jota Gomes. Já na quarta feira (07), os moradores do distrito poderão aproveitar os shows da banda Skema é massa e Forró 100% (Ernande Magalhães e Jonas do Acordeon).

O último dia de comemoração será na quinta-feira (08). Logo pela manhã acontecerá o repique dos sinos e a alvorada festiva. Às 9h será realizada missa solene e, em seguida, os batizados.

Ao cair da tarde todos os devotos de Nossa Senhora da Conceição seguirão em procissão com a imagem da Santa pelas principais ruas do Distrito. Na chegada a igreja, será celebrada a Santa Eucaristia presidida pelo Padre Ivemar Pontes. Para encerrar a noite, acontecerá um grande show católico com Zé Vicente.

Um pouco de Gravatá do Ibiapina

Conhecer Gravatá do Ibiapina é como voltar ao tempo. O segundo distrito da Dália da Serra possui casarios datados do final do século XIX e início do XX. A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída no século XIX, completa o cenário histórico. Em seu interior altares de madeira com detalhes dourados.

O altar mor e a imagem da padroeira Nossa Senhora da Conceição são feitos em arte barroca. Sua  fachada é composta por duas torres, o que deixa ainda mais bela a arquitetura. Gravatá do Ibiapina anda de mãos dadas com a História. E essa combinação proporciona aos visitantes uma fascinante viagem ao passado.