CULTURA

Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu

Do NE10
Do NE10
Publicado em 09/12/2011 às 10:39

Dentro das comemorações do 99º aniversário de Luiz Gonzaga, o Festival Pernambuco Nação Cultural chega a Exu, no Sertão do Araripe. O festival que celebra as manifestações culturais do Estado valorizando as identidades locais e regionais, conta com uma extensa programação entre os dias 12 a 18 de dezembro.

Realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe, o Festival Pernambuco Nação Cultural abrirá espaço para apresentações de nomes conhecidos da música regional, como os forrozeiros Flávio Leandro e Adelmário Coelho, o Coral de Aboios de Serrita, além da prata da casa, a exemplo de Fua Carvalho. A edição 2011 da festa vai ocupar dois importantes espaços da cidade: a Praça de Eventos e o Parque Aza Branca, onde serão montados os palcos Canta Luiz Gonzaga e Viva Gonzagão.

“Montamos uma grade com uma programação variada, com destaque para Dominguinhos, reconhecido como herdeiro de Luiz Gonzaga. Procuramos valorizar os talentos locais”, pontua Beto Rezende, coordenador do festival. Esta iniciativa é o pontapé para as comemorações do centenário do Rei do Baião no próximo ano.

A programação também abrirá espaço para uma missa em homenagem aos 99 anos de Gonzagão, que será celebrada embaixo de um pé de juazeiro, árvore símbolo da tradição gonzaguiana, que fica dentro Parque Aza Branca. Será celebrada pelo bispo da Diocese de Salgueiro, Dom Magnus Henrique. O evento abrigará ainda a primeira jornada de cinema e vídeo do Sertão do Araripe. Serão exibidos 14 curta metragens, antecedidos pela palestra do cineasta Marcos Carvalho, cujo tema é O audiovisual no Sertão. A mostra está prevista para o dia 15, a partir das 19h, no auditório do Colégio Municipal Bárbara de Alencar.