SERVIÇO

Petrolina aposta em Ouvidoria para estreitar relação com comunidades

Do NE10
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Publicado em 09/12/2011 às 16:30
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Tirar dúvidas, sugerir melhorias nas ações, fazer denúncias e até mesmo reclamar a ausência de profissionais em unidades de saúde. Estas são as principais demandas voltadas para a ouvidoria municipal de saúde, serviço disponibilizado em Petrolina desde o último mês de agosto. A proposta da gestão municipal com a iniciativa  é estreitar a relação com as comunidades. Para isso são disponibilizados dois números de telefone: 156 e (87) 3866. 8569.

"É um instrumento democrático, no qual as pessoas reclamam, sugerem, denunciam, perguntam. Recebemos a demanda e fazemos uma espécie de triagem, de filtro, e encaminhamos para o setor responsável. Essa resposta é, então, enviada para a Ouvidoria que faz o tratamento, caso necessário, e se responsabiliza por encaminhá-la ao usuário", destaca o coordenador da Ouvidoria da secretaria municipal de Saúde, André Valle.

Quem quiser utilizar os serviços da Ouvidoria da Saúde, pode ainda ir presencialmente na sede da secretaria,na avenida Fernando Góes, centro de Petrolina, ou usar o endereço eletrônico da prefeitura. De acordo com Valle, a ideia tem sido bem aceita pela população. "Só pela manhã chego a receber, presencialmente, uma média de 15 pessoas, com demandas e sugestões diversas", pontua.

O serviço tem sido aproveitado também por aquelas pessoas que querem reclamar do mau atendimento na rede de saúde. Nestes casos, a equipe da Ouvidoria orienta que o cidadão anote o nome do funcionário, a unidade de saúde e o dia em que ocorreu a ação. "Essas considerações estão ajudando os gestores a melhorar o serviço, pois quando recebemos uma denúncia de mau atendimento em uma unidade de saúde, advertimos esse funcionário e o atendimento melhora", destaca Valle.


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