SERVIÇO

Petrolina ganha Mercado Turístico

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/12/2011 às 11:30

Petrolina agora já conta com o Mercado Turístico, um espaço situado na Avenida Dom Vital, no Centro da cidade, e que abriga 196  boxes nos quais serão comercializados produtos diversos – de roupas, utensílios domésticos, até alimentos.

Inaugurado oficialmente nesta sexta, o espaço público demorou quase quatro anos para ser concluído(começou quando o hoje deputado estadual Odacy Amorim era prefeito). A obra de construção sofreu diversas paralisações. Nesse tempo, o número de ambulantes nas vias públicas centrais da cidade aumentou e hoje está estimado em 400 pessoas. Um sorteio com a lista de pré-cadastrados  definiu as pessoas que vão ocupar os boxes.

“Sem dúvida, estamos todos muitos felizes porque essa questão do ordenamento das ruas do centro da cidade era algo muito cobrado a nós, tanto por quem morava nessas áreas, tanto por quem trabalhava ou tinha aseu empreendimento, quanto pela população. Essa obra vai possibilitar que a gente possa organizar o espaço público. É um desejo realizado. Foi uma novela, mas o capitulo final foi positivo. O que aconteceu é que essa obra começou em meados de 2008. À época, foi feito um cadastro com 244 nomes, ou seja, 48 nomes a mais. Nos últimos 30 dia, entregamos a lista para os fiscais do município que tiveram como missão identificar cada uma das pessoas que estavam na lista”, explica o secretário de Ordem Pública de Petrolina, Marcelo Cavalcanti.

O secretário adianta ainda que a administração municipal já planeja como serão alocados, posteriormente, os ambulantes que não foram contemplados no sorteio. “Vamos ajustar espaços para receber estas pessoas. Já existem projetos para a Eraldo Gueiros, Rua Padre Fraga e na própria Avenida Dom Vital. A proposta é organizar os espaços públicos, arrumar as calçadas, permitir com que o cidadão possa circular tranquilamente, e ao mesmo tempo, auxiliar as pessoas que tiram  seu sustento da comercialização destes produtos diversos, como roupas, alimentos, temperos, peças para casa, dentre outros”, frisa Cavalcanti.