abastecimento

Programa Água para Todos chega à Zona Rural de Pernambuco

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/12/2011 às 16:09

O governador de Pernambuco em exercício, João Lyra Neto, e o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Colelho, lançaram na manhã desta terça-feira (20) o Programa Água para Todos. O município de Cedro, que fica a 563 quilômetros do Recife, no Sertão do Estado, foi o escolhido para simbolizar a implantação do programa. As outras 11 cidades pernambucanas que serão beneficiadas ainda não foram definidas. A proposta é acabar com a falta de água na Zona Rural até 2014. 

O convênio entre os governos Federal e Estadual é de R$ 168 milhões. Serão implementados mil sistemas simplificados de abastecimento de água e 500 barreiros. No projeto também estão incluídas as instalações de dessalinizadores e banheiros públicos, construção de novas cisternas e reformas nas já existentes.  

A Secretaria de Recursos Hídricos será responsável pela execução nas áreas com mais de mil pessoas, enquanto a Secretaria de Agricultura levará os equipamentos aos locais com menos de mil habitantes.

MAIS CARNE – Cedro foi palco ainda da assinatura de outro convênio: o da Rota do Cordeiro, que vai implantar um núcleo de inovação tecnológica em Ovinocaprinocultura em Petrolina (PE) e capacitar 120 pequenos produtores. O investimento gira em torno de R$ 1,9 milhão. A ideia é ampliar a produção de carneiros para suprir a demanda interna de consumo da carne. Estima-se que a produção atual seja de 16 milhões de cabeças, quando deveria ser de 50 milhões.