SERVIÇO

Problemas com o programa Garantia Safra leva trabalhadores rurais para as ruas de Carnaíba

Do NE10
Do NE10
Publicado em 12/01/2012 às 11:02

Um ato público marcado para esta sexta-feira (13), em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, pretende chamar a atenção das autoridades e da sociedade em geral para os problemas vivenciados por trabalhadores rurais da região, no que diz respeito ao Programa Garantia Safra.

A atividade, segundo o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, é fruto dos encaminhamentos da Audiência Pública realizada na semana passada, em Afogados da Ingazeira, que contou com a participação de 185 pessoas, entre sociedade civil, representantes dos Governos Estadual e Municipais e da Assembleia Legislativa.

Além dessa mobilização, outras duas estão previstas para a próxima segunda-feira (16), sendo uma no Sertão do Araripe (em Ouricuri) e a outra no Sertão Central (em Serra Talhada). A proposta é que seja marcada, também, uma audiência com o Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), responsável pela gestão do Programa Garantia Safra em nível nacional.

A articulação para esta reunião está sendo realizada pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag). Se essas iniciativas não possibilitarem os resultados esperados pelo Sindicato, a ideia é que seja organizada um grande ato em nível regional ou estadual.