SAÚDE

Goiana vai sediar a XII Gerência Regional de Saúde de PE

Do NE10
Do NE10
Publicado em 13/01/2012 às 16:27

Foi decretado pelo governo do Estado, nesta sexta-feira (13), a criação da XII Gerência Regional de Saúde (Geres) de Pernambuco. A unidade terá sede em Goiana, na Zona da Mata pernambucana. O intuito é descentralizar e melhorar o serviço de saúde oferecido à população da Mata Norte e do Agreste Setentrional de Pernambuco.

Com a mudança, os municípios, que antes faziam parte das Geres I e II (Recife e Limoeiro), vão ganhar maior agilidade nas ações e serviços de saúde. O Hospital Belarmino Correia, em Goiana, passa a ser o de referência na região. 

O decreto entra em vigor com a publicação no Diário Oficial, neste sábado (14). “Estamos nos antecipando e preparando o serviço público para o momento de expansão de atividade econômica que a região de Goiana se prepara para viver com a chegada da Fiat, a consolidação do nosso Polo Farmacoquímico e a operação de vários outros empreendimentos em curso”, explica o governador Eduardo Campos.

A XII Geres será referência para outros nove municípios, abrangendo uma população de cerca de 300 mil pessoas. Além de Goiana - o maior dos municípios contemplados em termos populacionais, com 75.644 habitantes - outras oito cidades beneficiadas ficam na Mata Norte: Aliança, Camutanga, Condado, Ferreiros, Goiana, Itambé, Itaquitinga, Macaparana e Timbaúba. O Agreste Setentrional também faz parte da XII Geres, com a cidade de São Vicente Férrer.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do governo do Estado, as Gerências Regionais de Saúde foram criadas para uma atuação mais localizada na atenção básica, na reestruturação da rede hospitalar, nas ações municipais, no combate à mortalidade infantil e às diversas endemias. Esse modelo permite que as particularidades de cada região recebam atenção na hora das decisões.