CAPACITAÇÃO

Técnicos recém formados em Agricultura no Sertão fazem intercâmbio nos EUA

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/01/2012 às 15:47

 

Embarcaram nesta sexta-feira (20) com destino a Nova York, nos EUA, três alunos concluintes do curso técnico em Agricultura, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sertão) em Petrolina, Sertão de Pernambuco. 

Após passarem por processo de seleção, os estudantes partiram rumo a um programa de estágio com duração prevista de um ano e meio, através de um intercâmbio junto a uma empresa que importa frutas da região do Vale do São Francisco. Desde que este programa de estágio no exterior foi implantado, há seis anos, o IF Sertão já encaminhou 32 alunos. Atualmente, cinco alunos estão nos EUA, sendo que três encerrarão o estágio no mês de abril e outros dois em dezembro de 2012. 

Durante o intercâmbio, estes estudantes fazem a análise da qualidade de frutas que chegam de várias partes do mundo, desde a América Latina, passando pela África e Ásia. "Eles vão perceber quais os critérios de distribuição daquelas frutas, ou seja, como estes produtos serão direcionados no mercado. As frutas menores vão para determinada área que tem essa preferência, as que têm cor mais intensa vão para outra”, explica o assessor de Relações Internacionais do Instituto, professor Jeziel Junior. 

Segundo o professor, dos alunos que participaram do intercâmbio, 100% voltou com contato de trabalho garantido. “Eles estão trabalhando em fazendas e packing houses não somente do Vale do São Francisco, mas no sul da Bahia e em outros locais. Quando voltam do exterior, já trazem na bagagem a logística de como funciona o mercado americano, um dos mais exigentes. Aqui eles colocam em prática a metodologia que nos permite enviar frutas dentro de todos os conceitos que o mercado de importação impões. São custos altos, não podemos correr o risco de exportar sem atender às demandas”, pontua.