SERVIÇO

Programa de coleta seletiva será ampliado em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 25/01/2012 às 11:13

O programa Coleta Seletiva será ampliado em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Há cerca de três meses o trabalho vem sendo desenvolvido nos condomínios da cidade, mas a partir do próximo mês passará a ser implantado em toda a cidade. Com 80% dos condomínios locais cadastrados, o programa oferece coletores para a devida separação de materiais reciclável do não-reciclável, possibilitando a transformação do material reaproveitável em fonte de renda.

O programa visa oferecer melhor destinação aos resíduos produzidos pela população, além de proporcionar renda a profissionais que vivem do recolhimento e reciclagem do lixo. O material recolhido é vendido a empresas parceiras, que trabalham com reciclagem no município. A renda obtida é revertida para a compra de equipamentos para programas sociais do município. Além disso, a separação dos resíduos facilita o trabalho das pessoas que vivem da venda de matérias recicláveis, evitando o contato direto dessas pessoas com materiais degradados ou produtos tóxicos.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, o programa - fruto de convênio entre a Secretaria de Infraestrutura e a Ecovale do São Francisco -  conta com a participação da população - divida em três etapas: a primeira conta com os condomínios e comerciantes; a segunda com as escolas das redes pública e privada além de ‘catadores de lixo’ e a terceira reúne a população dos bairros, carroceiros e caçambeiros.

“Estamos ampliando o programa a partir de fevereiro para todas as escolas do município. Também iremos contar com o apoio da Associação dos Carroceiros de Petrolina (ACAPE), através da padronização das carroças (substituição das antigas por novas - sem ônus ao trabalhador), emplacamento, fardamento dos carroceiros e entrega do Equipamento de Proteção Individual (EPI), tudo isso está sendo planejado para garantir a coleta nos bairros”, esclareceu o coordenador do programa, Rosivaldo de Souza.