PROJETO

Prefeitura quer implantar fábrica de doces em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 27/01/2012 às 7:39

Frutas produzidas na localidade de Ponta da Serra, a cerca de 40 quilômetros de Petrolina, e que não são comercializadas nas feiras livres deste município, poderão ser destinadas para a confecção de doces e geleias.

A ideia é da prefeitura do município que pretende montar uma fábrica de doces e, com isso, possibilitar a geração de renda e emprego para moradores da regiãos. De início, o projeto contempla 40 pessoas de aproximadamente 90 famílias que moram na localidade. Elas receberão treinamentos e cursos como os de Higiene e Manipulação de Alimentos, Empreendedorismo, Contabilidade, dentre outros. A perspectiva é de que  a unidade de beneficiamento possa estar auto-sustentável em dois anos.

“A população local tem demonstrado bastante interesse no projeto, para que eles possam produzir e comercializar o excedente da produção ou o que não é vendido in natura. Os produtos fabricados pela unidade produtiva serão comercializados inicialmente no município de Petrolina e cidades vizinhas e os recursos angariados serão utilizados para pagamento de pessoal e manutenção da fábrica”, enfatiza a secretária de Planejamento de Petrolina, Marlize Mainardes.

De acordo com informações da prefeitura, atualmente a renda das famílias de Ponta da Serra é da agricultura familiar e de auxílios como o Bolsa Família. Além de implantar a unidade produtiva, o órgão gestor municipal deverá ainda disponibilizar um carro para que todo o material produzido seja encaminhado para a sede de Petrolina para fins de comercialização.