SERVIÇO

Projeto de Irrigação apresenta resultado de pesquisa nesta sexta em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 17/02/2012 às 9:20

Será apresentado nesta sexta-feira (17), em dia de campo no Núcleo 4 do projeto de irrigação senador Nilo Coelho, em Petrolina, o resultado de pesquisas realizadas com variedades de mandioca que melhor se adaptam ao semiárido nordestino. Características como teores de proteína na parte aérea, qualidade de farinha e porcentagem de matéria seca nas raízes, são avaliadas pelos pesquisadores.

Das seis variedades testadas em nove locais – dos projetos Maria Tereza, Brígida, Nilo Coelho, Bebedouro e na Ilha do Massangano – duas tiveram boa adaptação. Dona Diva e V3. “A avaliação de diversos aspectos agronômicos e culinários das plantas resultaram no destaque das variedades Dona Diva e V3, que apresentaram maior produtividade (acima de 30 toneladas por hectare de raízes comerciais), melhor qualidade de raízes (diâmetro acima de 45mm e comprimento acima de 55cm), precocidade, menor susceptibilidade a pragas e doenças e maior conservação pós-colheita na maioria dos testes realizados nas comunidades”, explica a pesquisadora responsável pela pesquisa, Alineaurea Florentino Silva.

A pesquisa, que tem como proposta introduzir variedades para consumo humano e animal, é desenvolvida graças a uma parceria entre a Embrapa Semi-árido e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaiba (Codevasf) e recebe apoio financeiro do Banco do Nordeste. Os trabalhos de pesquisa tiveram início em 2007.