INCÊNDIO

Incêndio na Estação Ferroviária de Arcoverde destrói acervo da Liga Cultural dos Bois

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/02/2012 às 15:57

O acervo da Liga Cultural dos Bois; adereços do Boi Maracatu e parte da estrutura da Estação Ferroviária, localizada na Praça Barão do Rio Branco, em Arcoverde, Sertão Pernambucano, ficou destruída após incêndio ocorrido na noite desse domingo (19).

De acordo com o Tenente Klebson - do Corpo de Bombeiros, a viatura foi acionada por voltas das duas horas da madrugada, mas só chegou ao local às três horas e trinta e cinco minutos. Por isso, não houve como evitar os estragos. As salas do lado direito da estação, onde ficavam a Liga Cultural dos Bois, foram totalmente destruídas. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, uma equipe da secretaria de Serviços Públicos foi ao local com dois carros-pipas, mas o fogo já havia consumido a parte interna da Estação. 

O fogo foi apagado pela equipe da Prefeitura e o corpo de Bombeiros realizou o trabalho de rescaldo, que terminou por volta das quatro horas da madrugada. Segundo o CB, a hipótese é a de que o incêndio tenha sido provocado por falhas na estrutura elétrica da Estação. Os bombeiros vão levar imagens e dados para o Recife, a fim de analisar formas de combate e identificação das causas desse tipo de ocorrência.

Segundo Everaldo, presidente da Liga e dono do Boi Maracatu, a troça perdeu cerca de 60% de seus ornamentos, mas o Boi escapou e seguiu ainda neste domingo para desfiles em Recife. "Apesar do fogo ter consumido toda a sua história, estandartes e outros materiais, assim que o carnaval passar vamos refazer tudo para que a história do bois Maracatu siga em frente divulgando a cultura de Arcoverde onde quer que seja", destacou Everaldo. 

O Boi Maracatu foi criado em 2003, no primeiro ano da Folia dos Bois de Arcoverde e, em 2010 e 2011, venceu desfiles realizados na Praça da Bandeira, passando - este ano - a desfilar apenas a título de apresentação, como ocorreu na tarde desse domingo (19).