ARTE

Exposição leva futebol para Belo Jardim

Do JC Agreste
Do JC Agreste
Publicado em 24/02/2012 às 7:50

Você já imaginou entrar num campo de futebol, mesmo que sintético, e “dar de cara” com grandes atletas como o rei Pelé, Zico, Garrincha, Tostão, Gerson, Denilson e o baixinho Romário? Então prepare as chuteiras, porque o Sesc Belo Jardim (SBJ) está com uma exposição de arte itinerante que faz qualquer um viajar no tempo com a “Estética do futebol e Outras imagens” do artista plástico carioca Rubens Gerchman, já falecido.

A mostra apresenta obras em serigrafia que imortalizam os heróis da paixão nacional, tornando-os verdadeiros mitos humanos. A beleza das telas, com destaque especial ao eterno craque Garrincha, se confunde com as ‘outras imagens’ que povoavam a mente brilhante do artista. Ao todo, são 25 telas que podem ser acompanhadas por um folheto rebuscado - com a biografia do artista, suas principais obras e depoimentos de famosos falando sobre ele - que pode ser adquirido gratuitamente na galeria e se constitui como um verdadeiro objeto de coleção artística.

“Esse trabalho faz parte do projeto de circulação nacional de artes plásticas ArteSesc, que já percorreu várias partes do Brasil e que agora aporta aqui na cidade, criando a oportunidade para que outras pessoas tenham acesso à manifestações artísticas como essa, por exemplo”, disse Keylla Darc, supervisora de cultura do SBJ, destacando que essa exposição marca o lançamento da Galeria de Artes da unidade.

De acordo com Valkíria Porto, coordenadora de Artes Plásticas do SBJ, a mostra conta com cores fortes e vibrantes, que possibilitam perceber o traço expressivo de Gerchman. A exposição apresenta uma rica representação do olhar do artista voltado ao esporte-arte que tanto representa o Brasil. “Ele conseguiu individualizar as expressões dos jogadores, explorando os movimentos e ritmos, controlando-os dentro do espaço restrito da tela”, pontuou.

A exposição “Estética do futebol e Outras imagens” está em cartaz até o dia 30 de março, com entrada gratuita, das 8h às 12h, 14h às 18h e 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. As instituições de ensino interessadas em levar grupos para a mostra podem agendar uma visita, através do telefone (81) 3726.1576.