HOMENAGENS

Agreste se rende às mulheres

Do JC Agreste
Do JC Agreste
Publicado em 08/03/2012 às 7:35
NOTÍCIA
Leitura:

Nesta quinta-feira (8), o país celebra o Dia Internacional da Mulher. Para comemorar a data, cidades do Agreste pernambucano como Caruaru, Gravatá e Pesqueira prepararam uma programação especial.

Em Caruaru, as mulheres estarão em pauta até o dia 31 de março. Para marcar as festividades, a prefeitura da cidade reservou palestras, ações sociais e até o lançamento de uma campanha para este dia, na Câmara Municipal de Vereadores. “A cidade vai respirar atividades para o público feminino. No dia principal, teremos logo cedo, um café da manhã com as servidoras do município. E fecharemos o dia, com o início da campanha ‘A autonomia e a diversidade da Mulher’ destinada a discutir um tema muito importante para a sociedade”, destacou a secretária Municipal da Mulher Elba Ravane, adiantando que “ainda haverá durante a solenidade, a apresentação do Primeiro Plano Municipal de Políticas Públicas Para a Mulher, considerado um marco para nossa região.

VEJA TAMBÉM
» Sesc de Caruaru realiza programação especial

» Bezerros oferece serviços gratuitos em homenagem ao Dia da Mulher

» Passeata e caravanas marcam Dia Internacional da Mulher em Arcoverde

» Março é dedicado às mulheres de Belo Jardim

Ainda no cronograma da Capital do Agreste constam palestras nas faculdades (Favip, Asces e Fafica) e Universidades (UFPE e UPE) com temas relacionados ao bem-estar da mulher. Além disso, segundo a secretária, haverá ações nos quatro distritos da zona rural, em parceria com a Delegacia da Mulher. “No dia 31 encerraremos com o grande Encontro de Comadres que desde 2009 é realizado nesse período para fechar a grade de programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher”, finalizou.

Já em Gravatá, pelo quarto ano consecutivo, a cidade levará serviços gratuitos para as mulheres do município. “Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac, estamos com um cronograma para beneficiar nossas gravataenses com realização de exames e um workshop de culinária visando a Semana Santa. Estamos estudando a possibilidade de trabalhar receitas regadas a chocolate, como trufas e ovos da páscoa”, disse a secretária Municipal de Ação Social, Maria Dulce Leal.

Em Pesqueira, as comemorações começaram desde quinta-feira (1º), com palestras e ações em várias partes da cidade com foco na violência doméstica, saúde e beleza da mulher. As atividades, que acontecem em parceria com Secretaria Municipal de Educação, Instituto de Tecnologia de Pernambuco – Itep e ONGs que atuam na assistência às famílias carentes da região, terminam no dia D com uma passeata pelas principais ruas da cidade.

“Sairemos da Avenida Joaquim de Brito, no bairro do Prado, com destino a Praça Dom José Lopes, no Centro, onde as mulheres serão recebidas com uma apresentação musical e grupos com orientações sobre diversos temas ligados ao público feminino”, adiantou Conceição Santana, coordenadora da Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres de Pesqueira.

MAIS HOMENAGENS-  A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Agrestina, no Agreste de Pernambuco, realiza a partir das 19h desta quinta, na Praça Padre Cícero, sorteio de brindes e corte de bolo gigante em homenagem às mulheres, encerrando a programação com show da cantora Simone Rodrigues.

Mais Lidas