AGRICULTURA

Ouricuri e Petrolina discutem assistência técnica e extensão rural

Do NE10
Do NE10
Publicado em 16/03/2012 às 9:00

A política de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para a Agricultura Familiar é tema de debate nos territórios rurais da região do Araripe (Ouricuri) e do São Francisco (Petrolina), nesta sexta-feira (16).

De acordo com o secretário Executivo da Agricultura Familiar Aldo Santos, as conferências territoriais têm como objetivo estimular o debate nos territórios rurais sobre o papel da ATER e propor diretrizes para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural/PRONATER. "A perspectiva é de consolidar a política de ATER, como instrumento de transformação social e da promoção do desenvolvimento rural sustentável", explicou Santos.

Está prevista a realização de 10 conferências territoriais e uma conferência temática indígena. Até o momento foram realizadas nove encontros nas seguintes regiões: Mata Norte (Glória de Goitá, 23/7), Agreste Central (Caruaru,31/7), Agreste Setentrional (João Alfredo,7/2), Mata Sul (Palmas,13/2), Itaparica (Paulo Afonso,5/2), Pajeú (Afogados da Ingazeira (29/2), Conferência Indígena (Carnaubeira da Penha (1/3), Agreste Meridional (Garanhuns 5/3) e Metropolitana (Recife,12/3).

A Conferência Estadual está prevista para ser realizada nos dia 27 e 28 deste mês, enquanto que a Conferência Nacional acontecerá no período de 23 a 26 de abril de 2012. Todas as Conferências terão como tema central: ATER para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária e o Desenvolvimento Sustentável do Brasil Rural.