MEIO AMBIENTE

NE10 Interior lança especial: Pernambuco Refeito à mão

Do NE10
Do NE10
Publicado em 23/03/2012 às 12:00

Com criatividade e referências múltiplas, a produção artesanal de Pernambuco se revela das mais variadas expressões. Inclusive inserindo materiais retirados do lixo. Plástico, jornal, óleo, couro, ferro, arame, tecido, palha, fio,osso, pedra, corda,barro, resíduos tecnológicos- nada  passa despercebido aos artesãos. A diversidade cultural faz do Estado uma dos maiores produtores de artesanato do País. Tanto que a produção dos últimos cinco anos, segundo o Sebrae/PE, movimentou quase R$ 30 bilhões, contribuindo com 2,8% do Produto Interno Bruto de Pernambuco, índice que equivale à participação da indústria automobilística  e supera setores tradicionais como vestuário (2,7%) e bebidas (1%).

Para falar sobre esse cenário criativo, que vai do Litoral ao Sertão, o NE10 convida você a embarcar numa viagem no especial Pernambuco refeito à mão, do jornalista Carlos Maciel com design de Érika Simona, que estreia nesta sexta-feira (23) às 14h.

A reportagem traça exemplos de quem faz do reaproveitamento do lixo sua expressão cultural, além de trazer um mapa da produção artesanal no Estado.