SERVIÇO

Centro de Reabilitação de Limoeiro atende cerca de 220 mil pacientes

Do NE10
Do NE10
Publicado em 02/04/2012 às 12:10
NOTÍCIA
Leitura:

Está em funcionamento o Centro de Atenção Psicossocial em Limoeiro, que atende os portadores de dependências químicas como o álcool e outras drogas. O CAPS é um serviço de saúde regional com assistência à saúde para oito municípios da região, atendendo cerca de 220 mil pacientes de Limoeiro, João Alfredo, Feira Nova, Orobó, Bom Jardim, Machados, Salgadinho e Passira.

De acordo com a coordenadora do CAPS, a psicóloga Riva Karla, o serviço do centro é porta aberta, isso significa 24 horas para aqueles pacientes que estão sendo acompanhados. A equipe formada por médicos clínicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos psiquiatras, enfermeiros e técnicos de enfermagem fará o atendimento aos pacientes em três modalidades de tratamento: intensivo, semi-intensivo e não intensivo.

Ainda de acordo com Riva, o objetivo principal do CAPS é a reabilitação psicossocial do indivíduo que se encontra em sofrimento ou no uso abusivo do álcool e outras drogas, além de oficinas terapêuticas, atendimentos individualizados com consultas clínicas e psiquiatras, intervenções terapêuticas nas comunidades e com as famílias, palestras, passeios e o matriciamento que supervisiona e discuti casos com a atenção básica.

Além da demanda espontânea, os usuários, podem ser encaminhados por Unidades de Saúde da Família, ambulatórios, hospitais, entre outros setores. Realizada a triagem dos pacientes, os mesmos obtêm um PTS (Projeto Terapêutico Singular), que visa o estudo detalhado de cada paciente, adequando-se a sua necessidade de tratamento.

Mais Lidas