SERVIÇO

Ações são realizadas em Petrolina em comemoração do Dia de Combate ao Câncer

Do NE10
Do NE10
Publicado em 04/04/2012 às 9:30

Dicas de nutrição, distribuição de panfletos educativos, exposição de fotos e realização de exames preventivos são algumas das atividades que acontecem nesta quinta- feira (05), no Centro de Oncologia da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância(APAMI) em Petrolina, Sertão de Pernambuco. A iniciativa visa lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer (08 de abril). Toda a equipe do Centro vai estar engajada na programação, que também conta com o apoio da secretaria Municipal de Saúde e da Universidade Federal do Vale do São Francisco, através da participação de alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem. A ação começa às 8h.

“A ideia é promover a saúde de maneira a incentivar as pessoas a realizarem exames preventivos, desenvolverem hábitos saudáveis, terem cuidados com a alimentação, tudo isso para que haja um esforço conjunto na prevenção e no combate ao câncer”, frisa o enfermeiro do Centro de Oncologia da APAMI, Paulo Loivo.

No caso das mulheres que farão o preventivo, o atendimento será por ordem de chegada. O exame é rápido, dura cerca de 15 minutos. A perspectiva é de que os resultados sejam entregues em até oito dias. Avaliações que não apresentarem alterações, as pacientes serão orientadas a buscar o serviço de saúde da unidade mais próxima de suas residências. Já aquelas mulheres que tiverem alguma modificação no resultado, será agendada uma consulta com especialista do próprio Centro de Oncologia.

“Os exames preventivos foram marcados com antecedência, através de inscrições que duraram uma semana. Ao todo, serão cem mulheres atendidas. Elas receberão senhas por ordem de chegada. Quando saírem da sala de coleta, estas mulheres receberão orientações através de palestras que serão realizadas durante a ação”, acrescenta Paulo Loivo.