SEMANA SANTA

Programação da Semana Santa de Petrolina começa na quinta-feira

Do NE10
Do NE10
Publicado em 04/04/2012 às 14:00

Está marcada para às 9h desta quinta-feira (05), na Igreja Catedral de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a missa dos Santos Óleos. A solenidade- que representa a renovação das promessas sacerdotais do clero que compõem a Diocese de Petrolina – faz parte da programação da Semana Santa. Ainda nesta quinta, estão previstas confissões individuais até à meia noite, adoração ao Santíssimo (todos os grupos e pastorais devem participar), além da tradicional missa do Lava-pés e trasladação do Santíssimo Sacramento para o Altar de adoração. Para os fiéis católicos, o período é de muita reflexão e oração.

“Para o cristão é a grande semana, tem uma simbologia específica, com confissões na igreja, via sacra pública, atendimento aos enfermos. Na missa dos Santos Óleos, os padres se reúnem com o bispo para renovar os compromissos sacerdotais e também abençoar os santos óleos - crisma, batismo, unção do enfermos – que depois serão usados durante todo o ano nas paróquias. É um momento forte em torno do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, quando Ele se entregou por amor, assumindo a morte de cruz pela redenção do mundo. São Momentos de reflexão e oração e fazendo essas experiências que são propostas é que poderemos celebrar de fato, uma Santa Páscoa, quando também nós ressuscitamos com Cristo. Significa viver com Ele o mistério da Paixão e renascer para a esperança e o amor”, destaca o pároco da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos da Diocese de Petrolina, padre Augusto Santana.

A programação da Semana Santa inclui ainda a procissão do Senhor Morto, na sexta (06), às 16h30; vigília Pascal e renovação das promessas do Batismo, no sábado (07), às 20h e missa solene da Ressurreição na Catedral, às 9h, do domingo (08). Ainda no domingo, haverá missas nos horários das 17h e das 19h30, na catedral e na Capela do bairro São José, às 17h.