SERVIÇO

Comunidade de Petrolina deve ganhar projeto para beneficiar apicultores

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/04/2012 às 7:18

A comunidade do Capim, que fica a cerca de 20 quilômetros do centro de Petrolina, Sertão de Pernambuco, deve ganhar ainda este ano o Centro Tecnológico de Beneficiamento do Mel para auxiliar apicultores da região. De acordo com informações da prefeitura do município, o processo está em fase de licitação e há a perspectiva de que o Centro de Beneficiamento do Mel seja inaugurado ainda este ano. Fazem parte do projeto instituições parceiras a exemplo da Embrapa Semi-árido, IF Sertão e Universidade Federal do Vale do São Francisco.

"As pessoas que tiverem interesse vão nos procurar no CTB e lá mesmo terão orientação de como criar abelha, fazer divisão, aumentar seu enxame, prevenir doenças, produzir mais e melhor e extrair o mel de forma racional. Essas pessoas também passarão por uma avaliação física para saber se apresentam ou não reação alérgica”, explica o coordenador do projeto de Apicultura da prefeitura de Petrolina, Clefson Sena.

A ideia do projeto é poder estimular a geração de renda através do empreendedorismo trabalhado junto aos apicultores, que terão um espaço adequado para extrair o mel e também produzir itens como cera, geléia real, dentre outros. Os interessados deverão fazer um cadastro e participar de capacitações.