ARTE

Caruaru estreia 1ª etapa do Palco Giratório 2012

Do NE10
Do NE10
Publicado em 06/04/2012 às 14:00

Caruaru será a primeira cidade de Pernambuco a receber a primeira etapa do Palco Giratório 2012. O projeto fica na Capital do Agreste de 15 a 18 deste mês no Teatro Rui Limeira Rosal, no Sesc da cidade. Serão dois espetáculos da Cia Mário Nascimento, de Belo Horizonte, Escapada e Faladores. O grupo chega ao Agreste depois de passar pelos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Depois de Caruaru, as cidades de Garanhuns, Triunfo e Petrolina recebem a 1ª etapa do projeto.

O espetáculo Escapada, que faz parte da circulação nacional do Palco Giratório, será montado na terça-feira (17). No dia seguinte, 18, sobe ao palco Faladores, integrante do repertório próprio da Companhia Mário Nascimento.  Nos dias 15 e 16 de abril, será oferecida uma oficina formativa, com participação de integrantes da companhia mineira.

Em uma releitura do espetáculo, que estreou em 2010,  a Cia Mário Nascimento leva para a cena dança, música e teatro. Escapada fala da fuga do homem das grandes metrópoles, das massas humanas. Aborda como tema o homem psicologicamente e fisicamente sufocado. O espetáculo trata dos conflitos do homem consigo mesmo e com seus fantasmas (opressão tecnológica,  mundo moderno, falta de tempo). Escapada é a visão e a perspectiva de personagens que se apresentam constantemente em fuga.

Já no espetáculo Faladores, em cena, os artistas se apresentam influenciados pela dança, música e teatro, e buscam dialogar entre si e com o público, utilizando a arte como meio de comunicação. Faladores aborda o tema oralidade, trazendo para a cena diversas formas de comunicação através do som, da música, da palavra, poesia, dança, ação e movimento.