SERVIÇO

Samu faz balanço de atendimentos em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 30/04/2012 às 7:49

Somente nos três primeiros meses do ano, a unidade do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) em Petrolina já realizou mais de 6.650 atendimentos na área de abrangência do município sertanejo.

Ao todo, foram mais de 18.500 chamadas para a unidade, que chega a realizar cerca de 55 atendimentos por dia. A conscientização sobre as atribuições do serviço e principalmente para os prejuízos causados pelos trotes – que chegam a ser da ordem de 28% das ligações – se constitui em um dos grandes desafios da equipe que atua em Petrolina.

“Muitas pessoas ainda não compreendem que o SAMU é um serviço de urgência, criado para atender o paciente quando ele precisa de um atendimento precoce e não pode, por meios próprios, ser levado a uma unidade de saúde. Por isso, contamos com o trabalho da equipe de regulação que avalia os chamados e define o modo de atendimento, de acordo com a gravidade e a urgência”, destaca a secretária de Saúde de Petrolina Lúcia Giesta.

Ao todo, são disponibilizados para a população uma unidade móvel de suporte avançado, quatro básicas e uma motolância. “Um médico regulador acolhe e identifica os chamados, julga as solicitações, classifica o nível de urgência e a natureza de cada uma e define o recurso adequado ao atendimento”, explica o coordenador do SAMU em Petrolina Tiago Acioli.