SERVIÇO

Programa Saúde na Escola com serviços de prevenção no Interior

Do NE10
Do NE10
Publicado em 01/05/2012 às 10:54

Quatorze escolas municipais de Petrolina, sertão do estado, farão parte do programa Saúde na Escola, desenvolvido através de uma parceria entre governo Federal e a Prefeitura Municipal. A ideia é fortalecer as atividades de orientação e prevenção à saúde, tendo como elementos principais a formação do professor no âmbito da saúde, avaliação clínica de alunos e atividades educativas.

Temas como aborto, drogas, violência, doenças sexualmente transmissíveis, dentre outros, serão discutidos em sala de aula. Na primeira etapa do projeto, os professores participarão de uma formação com a sugestão dos temas que serão trabalhados junto à comunidade estudantil. “Essa é mais uma parceria com a Secretaria de Educação, a exemplo do que já temos realizado como mil atendimentos com otorrino e fonoaudiólogas e 3.700 atendimentos odontológicos às crianças do Nova Semente, no ano passado", destaca a secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta.

Além das atividades educativas, os alunos serão contemplados com análise do déficit escolar, avaliação de capacidade auditiva, intervenções clínicas como aferição da pressão e acuidade visual, dentre outros. “A escola é um grande laboratório da vida. Então, se tivermos cuidado com a escola, teremos uma sociedade mais equilibrada e organizada, processo este que a intersetorialidade entre a educação e a saúde representa uma intensa união nos cuidados da saúde e prevenção das doenças dos alunos”, frisa a secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.