SECA

Salgueiro está entre os municípios em estado de emergência por causa da seca

Do NE10
Do NE10
Publicado em 10/05/2012 às 17:00

As perdas na lavoura apor conta do longo período de estiagem em Salgueiro, cidade do Sertão de Pernambuco, chega a ser de 50%. Essa pelo menos é a informação repassada pela secretaria de Desenvolvimento Rural do município. Limpeza e construção de cacimbas têm sido adotadas como ações que possam amenizar as consequências da falta de água para consumo humano e animal. De acordo com informações da prefeitura, cerca de 90 famílias já estão sendo beneficiadas com 80 cacimbas.

"Também temos realizado reuniões nas comunidades rurais mais afetadas pela estiagem com o objetivo de buscar mais informações que venham a subsidiar planos de ações a serem implementados de acordo com a possibilidade do prolongamento do fenômeno da seca", explica o secretário de Desenvolvimento Rural de Salgueiro, Nilton Cavalcanti.

"O momento é grave para os produtores rurais, pois as perdas na lavoura estão estimadas em 50%, sendo que a maior parte dos agricultores não realizou sequer o plantio das culturas. Para o consumo de água potável pelos moradores das comunidades rurais, já buscamos outras soluções, a exemplo do fornecimento de caixas d’água em caráter temporário para algumas comunidades que ainda não possuem cisternas. Essas caixas já deverão ser disponibilizadas num prazo de 15 quinze dias, quando deverão reduzir as distâncias entre as residências até os reservatórios que receberão a água", complementa.

Salgueiro está entre os municípios em estado de emergência, reconhecidos pela Defesa Civil do Estado.