GREVE

Professores da Univasf entram em greve a partir da próxima terça

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/05/2012 às 16:30

Os professores da Universidade Federal do Vale do São Francisco, no Sertão de Pernambuco devem entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (15). Segundo representantes da categoria, o Governo Federal não tem sido flexível no que diz respeito a atender à pauta de reivindicações, que inclui o reajuste salarial e o plano de carreira. Até a próxima terça, a ideia da categoria grevista é conversar com alunos e técnicos que compõem a instituição de ensino superior.

“Vamos conversar com os alunos, técnicos, concentrar forças dentro da Universidade. Estamos programando também um ato público na próxima terça, quando após a assembléia no campus das Ciências Agrárias, devemos fazer uma carreata até o centro de Petrolina e Juazeiro. É importante que a sociedade saiba que nós queremos trabalhar, mas dentro das melhores condições possíveis. É um desejo coletivo termos uma universidade pública de boa qualidade”, afirma o representante do Sindicato dos Professores da Univasf, Nilton Almeida.

De acordo com o professor, o movimento não é isolado e deve agregar outras universidades federais. “Na verdade depois de quase dois anos tentando verificar esse reajuste salarial, temos a informação do Ministério do Planejamento que não há possibilidade do reajuste então, não resta aos professores outra alternativa que não seja o indicativo de greve. Nesse período foram feitas várias paralisações, não somente nós aqui da Univasf,como também de outras universidades. E é bom ver que a mobilização acontece dentro de um contexto mais amplo, porque os técnicos administrativos também começam a se movimentar. Todos querem uma universidade pública melhor”, complementa Almeida.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco possui unidades em Petrolina, São Raimundo Nonato (PI), Senhor do Bonfim (BA) e Juazeiro (BA). São 394 professores, mais de quatro mil alunos e 278 técnicos.