pernambuco

Projeto para construir cisternas vai atender a 85 mil pessoas no Agreste e Sertão

Do NE10
Do NE10
Publicado em 30/05/2012 às 1:47

Será lançado nesta quarta-feira (30) o Projeto Pernambuco Mais Produtivo realizado pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), por meio da Secretaria Executiva da Agricultura Familiar (SEAF). O trabalho irá beneficiar um total de aproximadamente 85 mil pessoas que residem em 87 municípios pernambucanos, sendo 40 do Sertão e 47 do Agreste.

O lançamento do projeto em Pesqueira, no Agreste do Estado, às 16h, com a presença do governador Eduardo Campos, do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos, do secretário executivo da Agricultura Familiar, Aldo Santos e dos bispos Dom Dino, da Diocese de Caruaru e Dom José Luiz, da Diocese de Pesqueira.

O programa vai construir 15,5 mil cisternas calçadão que devem servir como uma nova alternativa para ampliar o acesso à água para produção de alimentos nas regiões mais afetadas pelas estiagens. O projeto conta com a parceria da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) e significa um investimento da ordem de R$ 140 milhões do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), além de outros R$ 25 milhões do Governo do Estado.
 
Nesta quarta também será assinado o convênio para seleção e capacitação das famílias a serem contempladas pela construção das cisternas. O contrato prevê na  primeira etapa a instalação das cisternas em 26 municípios -  Araripina, Santa cruz, Exu, Ipubí, Serrita, Afogados da Ingazeira, Calumbi, Carnaíba, Flores, Iguaracy, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Terezinha, Tabira, Triunfo, Sertânia, Alagoinha, Altinho, Cachoeirinha, Cupira, Ibirajuba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, São bento do Una e Lajedo.