PROJETO

Comunidade de Petrolina recebe projeto que pretende construir área de lazer

Do NE10
Do NE10
Publicado em 08/06/2012 às 15:00

O bairro Cosme e Damião, zona oeste de Petrolina, No Sertão de Pernambuco, recebe neste domingo (10), a visita de voluntários do Projeto Vincular, desenvolvido nesta cidade sertaneja através de uma parceria entre a comunidade dos Viventes e a Capelania Militar de São José. Das 9h às 15h, a comunidade local será convidada a participar de uma programação que inclui atividades culturais e recreativas. A proposta também é mobilizar um mutirão para a construção de um espaço de lazer dentro da Associação de Moradores do bairro.

“Essa área será importante para que sejam desenvolvidos encontros comunitários e até mesmo possa funcionar como uma área de atividades para utilização dos idosos atendidos no Centro de Convivência. Qualquer ajuda é bem vinda: desde aquela pessoa que vai colocar a mão na massa e fazer a obra, como aqueles que possam doar material. O que importa mesmo dentro desse projeto é o exercício do voluntariado, do querer doar-se para o outro”, enfatiza o estudante de Medicina e um dos voluntários do Projeto, Wagner Reis.

Esta é a segunda vez que o bairro Cosme e Damião recebe a visita dos voluntários. A primeira oportunidade foi no último mês de abril, quando uma média de cem pessoas estiveram reunidas. A ideia do grupo de voluntários é ampliar cada vez mais o numero de participantes e estimular a vivência do serviço voluntário.

“Aqui em Petrolina começamos nossas atividades no bairro Cosme e Damião, mas sabemos que a cidade tem uma área física extensa, com tantas outras comunidades que precisam de ações voluntárias. Aos poucos pretendemos arregimentar mais pessoas, gente de bom coração, que queira ajudar o próximo, para que a gente possa chegar a outros locais. Uma ação como essa possibilita uma troca de experiências, quantas pessoas não estão as vezes precisando apenas ouvir uma palavra de apoio, de incentivo, de carinho, e isso nós fazemos quando vamos ao encontro delas. Então o convite é para que mais voluntários se aproximem para vivenciar esta experiência”, destaca Reis.

Sobre o projeto – O Vincular é um projeto que inclui os trabalhos de voluntários. A iniciativa contempla o beneficiamento de comunidades através de atividades de cultura, lazer, saúde e educação, sobretudo. Em Petrolina, participam da iniciativa estudantes universitários, além de profissionais de diversas áreas. A comunidade assistida também é convidada a desenvolver os trabalhos. O projeto reflete uma iniciativa da Comunidade dos Viventes, que consiste em uma associação de leigos católicos, espalhados pelo Brasil.