SERVIÇO

Petrolina deve registrar aumento de 9% no Dia dos Namorados

Do NE10
Do NE10
Publicado em 11/06/2012 às 12:28

Em Petrolina, tanto os empresários varejistas quanto os prestadores de serviços esperam um bom Dia dos Namorados em 2012. Nos serviços incluídos pela pesquisa da Federação do Comércio de Pernambuco (restaurantes/pizzarias, lanchonetes/bares e hotéis/motéis/pousadas), a expectativa de crescimento de mais de 11% é maior que os quase 8% do comércio tradicional, estando próximo dos cerca de 10% registrado no shopping center.

O otimismo registrado junto aos empresários/gerentes do comércio e dos serviços também é verificado pelo fato de que cerca de 55% esperam aumento no faturamento maior que em 2012, contra pouco mais de 12% que admitem queda. No shopping center, onde mais de dois terços confiam no aumento das vendas, o otimismo é mais nítido que no comércio tradicional. Também nesta área a maioria aposta em um faturamento maior que no ano passado, com pouco mais de 11% admitindo retração.

O grande aumento no número dos consumidores que comemorarão o Dia dos Namorados conflui com o otimismo dos empresários/gerentes. Este ano mais de 64% dos consumidores pretendem comemorar a data contra 46,6% no ano passado. “E mesmo havido um recuo percentual naqueles que não pretendem comemorar, principalmente porque não têm namorado, para pouco menos de 15% desses a comemoração não é feita por não ter dinheiro ou estar desempregado”, lembra José Fernandes, consultor da Fecomércio.

Além do crescimento do número dos consumidores para a data, o aumento de mais de 17% no preço médio dos presentes, que deverá crescer de cerca de R$131,00 para R$154,00, também deve puxar o faturamento. As despesas com serviços devem se manter em valores médios próximos ao do ano anterior, mas foi registrado um aumento considerável no percentual dos que comemorarão fora de casa, especialmente em restaurantes/pizzarias, lanchonetes/bares e hotéis/motéis/pousadas.