PRODUÇÃO

Cooperativa pode ser estratégica para produção de biocombustível

Do NE10
Do NE10
Publicado em 14/06/2012 às 11:30

Produtores nordestinos de cana irão participar de uma reunião com dirigentes do Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB) e do Ministério de Agricultura (Mapa) para tentar evitar o fechamento de usinas na região.

O encontro, que será realizado nesta sexta-feira (15), às 10h, na sede do BNB em Fortaleza, abordará a criação, financiamento e o modelo de gestão de cooperativas de produtores de cana. O setor propõe a formação de cooperativas para retomar o funcionamento de unidades indústrias na região, a exemplo da Catende, em Pernambuco, e da Manoel Costa Filho, no Ceará. A ação visa contribuir na necessária ampliação da produção de etanol.

Além de ampliar a produção do combustível verde nacional, a retomada do funcionamento de usinas por meio de cooperativas pretende contribuir para a sustentabilidade do setor sucroenergético e sua cadeia econômica. Esta é a tese da União Nordestina dos Produtores de Cana ((Unida) e das entidades de fornecedores de cana nos estados da região. “A medida servirá à necessidade do próprio governo federal que precisa aumentar a produção de etanol, a fim de torná-lo competitivo no mercado nacional”, destaca o presidente da entidade dos produtores, Alexandre Andrade Lima. No entanto, em contradição à necessidade de mais cana e etanol, várias usinas fecharam ou estão fechando, como nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, além de diversas em Pernambuco.