EXPOSIÇÃO

Museu do Sertão homenageia Gonzagão em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 22/06/2012 às 9:02

O Museu do Sertão em Petrolina abriga até o próximo dia 13 de julho, a exposição “Coletânea Luiz Gonzaga: arte pop do povo”. A mostra reúne trabalhos de artistas locais que fazem uma leitura da vida e carreira do Rei do Baião.

“É muito importante homenagear o Rei do baião. Este ano é dele. Então a gente teve esse cuidado de fazer esta exposição porque ele foi a primeira pessoa a levantar uma imagem positiva do nordestino. As pessoas à época não tinham a coragem de se assumir como ele teve. Desta forma, pensamos em algo diferente. Procuramos artistas que através de algum trabalho demonstrassem sua opinião sobre Luiz Gonzaga”, destaca o curador da exposição, Thom Galiano.

Participam da mostra os artistas Jocélio Belo, Sr. Cordeiro, Iranildo Moura, Cisso Rodrigues, Cia de Dança do SESC, Rinaldo Lima, Uilton Pereira, Cássio Lucena, Fabiana Santiago e Ney Vital.

Galiano explica o nome atribuído à exposição. “'Arte Pop do Povo', porque Luiz Gonzaga era popular. Ele conseguiu levantar o baião na época dele, ganhando status de uma música brasileira vinda do Nordeste para todo o mundo”, pontua.