SAÚDE

Mestre Dila é internado no HRA

Do NE10
Do NE10
Publicado em 02/07/2012 às 11:54

O poeta cordelista e xilógrafo José Soares da Silva, conhecido por ‘Mestre Dila’, está internado no Hospital Regional do Agreste (HRA) em Caruaru.

De acordo com a unidade de saúde, o artista deu entrada na emergência às 15h do último sábado (30), com suspeita de acidente vascular cerebral (AVC). Os médicos ainda estão fazendo alguns exames para concluir a análise do quadro clínico do Mestre. Mas, segundo laudo médico do Hospital, o estado de saúde do poeta é estável.

O POETA - Dila nasceu em Bom Conselho, no Agreste Meridional de Pernambuco, em 1937. Considerado um dos melhores xilógrafos do Nordeste, escreve, publica e ilustra folhetos, entalhando não só madeira, mas também pedaços de borracha vulcanizada. É seu o cordel "O Homem que virou bode". Segundo o próprio Dila, ele vem de uma família de ciganos que rodou o mundo antes de chegar ao Agreste. Aos 71 anos, ele ainda entalha à mão os personagens dos folhetos de cordel, impressos numa máquina artesanal. A sua oficina é um pequeno espaço no sótão da sua casa onde produz suas obras. “Prefiro assim, deste jeito cada livro é único. A ciência deve ser de cada pessoa”, diz.