SAÚDE

Campanha contra poliomielite termina na sexta e pouco mais de 80% das crianças foram vacinadas em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 04/07/2012 às 15:33

Os pais de crianças menores de 5 anos devem ficar atentos! A campanha de vacinação contra a poliomielite encerra na próxima sexta-feira (6) em todo o Brasil.

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, as crianças podem ser vacinadas nos 43 Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade e Zona Rural e nos oito Centros de Saúde, nos períodos da manhã e tarde. Até o momento, pouco mais de 20 mil crianças foram imunizadas, que equivalem a 81%. O Ministério da Saúde tem como meta vacinar 95%.

De acordo com a Coordenadora do Programa Nacional de Imunização, Sandra Carvalho, a vacinação é indiscriminada. “Todas as crianças com idade entre zero e menos de 5 anos de idade deverão ser vacinadas via oral, independente de tê-la recebido anteriormente, sendo que as doses administradas em crianças menores de 2 meses não deverão ser consideradas como doses válidas, devendo o responsável, ser orientado a retornar ao serviço de saúde, para iniciar o esquema”, explica.

Ainda de acordo com a Coordenadora, não há contra indicações absolutas da vacina, mas deve ser evitada em algumas situações. “As crianças portadoras de infecções agudas, com febre acima de 38 graus não podem ser vacinadas, além de bebês com hipersensibilidade, com imunologia deficiente e crianças com história de paralisia flácida associada à vacina, após dose anterior da vacina poliomielite oral”, esclarece.