SECA

Famílias de Santa Cruz, Custódia, Lagoa Grande e Araripina, no Sertão, ganham cisternas no combate à seca

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/07/2012 às 14:30

Com o objetivo de garantir o acesso à água a todas as famílias brasileiras, o projeto ‘Água para Todos’, do Governo Federal, distribuirá mais de 22 mil cisternas em todo Pernambuco.

No Sertão do Estado, várias cidades serão beneficiadas. Serão 490 reservatórios em Santa Cruz, 300 em Lagoa Grande e 1.200 em Custódia. Em Araripina, a meta inicial de mil cisternas foi ampliada para 2.100.

Para ser beneficiário, é necessário ser indicado pelo Comitê Gestor Municipal, de acordo com os critérios do CadÚnico e validados pela Codevasf. As famílias também precisam participar do curso "Gestão da Água". Durante a capacitação, são prestados ensinamentos sobre o bom uso da água e os principais cuidados para manutenção das cisternas de polietileno entregues pelo programa.

Em Custódia, a capacitação de 1.200 famílias está acontecendo desde junho. Já foram instaladas 575 cisternas na cidade. Durante esta semana, haverá capacitação em Santa Maria da Boa Vista. A previsão é que 559 famílias sejam contempladas com as cisternas.