SAÚDE

Unidade de Referência Mental é inaugurada em Caruaru

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/07/2012 às 15:18

Com o objetivo de reestruturar a rede de saúde mental na cidade, foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (5) a Unidade de Referência em Saúde Mental, que funcionará no prédio do Hospital Municipal Manoel Afonso.

A clínica abriga seis leitos de internação e um de observação, conta com uma equipe de psiquiatras, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos em enfermagem, além dos profissionais da segurança e serviços gerais. Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) também oferecerá apoio no local.

A unidade funcionará integrada ao SAMU – Serviço de Atendimento Móvel e Urgência, uma vez que, o município passou a oferecer o serviço de psiquiatria 24h no atendimento móvel. Ou seja, o primeiro contato do paciente será com o médico socorrista e o psiquiatra, em seguida eles avaliam a necessidade de internamento.

Segundo a Coordenadora da Saúde Mental, Rita Acioli, a reestruturação proposta pelo Ministério da Saúde é que não existam manicômios. “A intenção é que os pacientes mentais não passem muito tempo internos, mas sim, que haja reinserção dele na sociedade, que ele possa conviver com a doença de forma controlada, sem que o isolamento seja necessário”, salienta.