SAÚDE

Petrolina realiza levantamento para monitorar dengue

Do NE10
Do NE10
Publicado em 06/07/2012 às 8:49

Mais um levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é desenvolvido durante esta semana em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Cento e quatorze agentes de endemias estão envolvidos no trabalho que consiste na identificação de áreas de risco para infestação do mosquito da dengue. O levantamento acontece a cada dois meses e os resultados servem para nortear os trabalhos de combate à doença.

Durante o trabalho de pesquisa, os agentes aproveitam para dar dicas à população sobre cuidados básicos para evitar criatórios do mosquito Aedes aegypti. O último levantamento apontou Petrolina com um índice de 1% de infestação predial o que, segundo a secretaria de Saúde deste município, é considerado pelo Ministério da Saúde como de médio risco para uma epidemia da doença.

“A partir da identificação dos locais mais suscetíveis para a proliferação do Aedes aegypti, podemos planejar e reavaliar as nossas ações de controle da dengue no município para o período de dois meses, empenhando uma atenção maior nas áreas de risco”, explicou o gerente de Endemias, Jailson Araújo.