SECA

Em Taquaritinga do Norte, cisternas serão construídas para os agricultores

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/07/2012 às 11:22

Os agricultores do município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco, terão um instrumento a mais para cuidar das plantações. Serão instaladas no município 125 cisternas que servirão para irrigas lavouras.

As cisternas são do tipo calçadão por dispor de uma calçada por onde a água das chuvas escoa. Elas têm capacidade para 50 mil litros de água e são semelhantes as que armazenam água de beber, sendo que em maior proporção.

“Com a instalação dos reservatórios o aproveitamento de água será bem maior trazendo mais tranquilidade ao homem do campo que utilizará toda capacitação das águas pluviais garantindo assim, a segurança alimentar e nutricional para pessoas através da produção de alimentos”, frisou o Secretario de Agricultura, Júlio Cezar.

A distribuição das cisternas será feita através do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável onde os beneficiados deverão seguir alguns critérios definidos entre os associados e assumir o compromisso que a água deverá ser utilizada para a irrigação de alimentos que serão comercializados. Outro critério é o agricultor já possuir outra cisterna em sua propriedade.