POLÍTICA

Prefeito de Araripina é afastado definitivamente do cargo

Do NE10
Do NE10
Publicado em 24/07/2012 às 10:21
NOTÍCIA
Leitura:

Lula Sampaio (PTB), prefeito do município de Araripina, no Sertão de Pernambuco, foi afastado definitivamente do cargo nessa segunda-feira (23), pela Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O político foi afastado por Ato de Improbidade Administrativa. Ele já tinha sido acusado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e afastado da Prefeitura do município em dezembro de 2011. Mas havia retornado em junho, após uma decisão do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes.

Foi então que o Ministério Público entrou com um recurso para pedir a cassação da liminar do TJPE que ocorreu nessa segunda-feira, resultando no afastamento do político.


O CASO - Com base em denúncias de quatro vereadores do município, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), do MPPE, iniciaram uma ampla investigação na gestão de Araripina. A conclusão é que o prefeito teria praticado vários atos de improbidade administrativa, entre eles, realização de dispensas de licitação irregulares, desvio de recursos no contrato de transporte escolar, despesas excessivas com bandas e shows nas festividades e ausência de respostas a pedidos de informação dos vereadores, dentre outras.

Mais Lidas