ENCONTRO

Conselheiros Municipais participam de encontro em Garanhuns

Do NE10
Do NE10
Publicado em 31/07/2012 às 11:10

Conselheiros Municipais de Desenvolvimento Rural de 34 municípios participam nesta terça-feira (31) de um encontro na cidade de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. A iniciativa faz parte de uma rodada de seis encontros promovidos pela Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por meio do Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pernambuco, o ProRural.

O objetivo é reunir os Conselhos de Desenvolvimento Rural para estimular a articulação e participação de representantes da sociedade na implementação de políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento de comunidades rurais. Também participam do evento instituições parceiras governamentais e não-governamentais, como o IPA, ITEP, ITERPE, Secretaria da Mulher e ASA Pernambuco. 

De acordo com o secretário executivo de Agricultura Familiar e gerente-geral do ProRural, Aldo Santos, a atuação dos Conselhos Municipais tem contribuído de forma significativa para participação da sociedade nos espaços de decisão, estabelecendo critérios para implementação de programas e projetos voltados ao meio rural. “Este é um momento voltado à construção coletiva. Estamos aqui para debater a formulação de novas ações e a participação dos Conselhos faz toda a diferença  nas decisões  para o desenvolvimento da Agricultura Familiar”, afirma.

Através dos Planos Territoriais de Rede Produtivas, o ProRural vai apoiar o desenvolvimento de projetos associativos, promovendo o fortalecimento de atividades produtivas, beneficiando a geração de renda de produtores familiares em 180 municípios pernambucanos. 

“O Plano Territorial da Rede Produtiva do Feijão já atua na região do Agreste Meridional, beneficiando produtores familiares de 11 municípios com ações para a ampliação produtiva e a capacidade empreendedora. A bovinocultura de leite, a caprinocultura de leite, a apicultura e a meliponicultura são outros setores que serão atendidos nesta região”, explica Aldo.

A série de encontros teve início no Sertão do Pajeú, no município de Triunfo,no Sertão do Estado nos últimos dias 23 e 24, passando em Petrolina, também no Sertão, nos dias 25 e 26.  Após Garanhuns, a reunião será realizada em Gravatá, no Agreste nos dias 01 e 02 de agosto.