FESTA

Petrolina inicia neste fim de semana a festa da padroeira N.S Rainha dos Anjos

Do NE10
Do NE10
Publicado em 03/08/2012 às 14:00

Começa neste domingo (05) em Petrolina, no Sertão de Pernambuco o novenário em louvor à padroeira Nossa Senhora Rainha dos Anjos. Até o próximo dia 15, grupos pastorais, comunidades, representações de instituições e religiosos participam dos momentos de reflexão e adoração. A programação inclui solenidades nas igrejas matriz e catedral, além da concha acústica do município. O tema central da festa é “Maria, mensageira da Paz e do amor”.

“Temos a expectativa de mais uma vez recebermos um público significativo durante todo o novenário, graças à ampla divulgação que temos feito e também pela crescente demonstração de fé do nosso povo”, destaca o pároco da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos, padre Augusto Santana. “Lembrando que temos vários motivos de celebração durante o novenário: é o primeiro ano de Dom Manoel frente ao pastoreio da Diocese de Petrolina, 83 de dedicação da Catedral, 150 anos da paróquia Nossa Senhora Rainha dos Anjos. É, sem dúvida, um momento de muita fé, muito louvor, muita reflexão”, completa.

A primeira noite da novena terá como pregador Padre Expedito. O tema a ser refletido é “Desafio para a juventude escutar: a voz de Cristo em meio a tantas outras vozes”. Compõem o grupo de noiteiros as paróquias São Sebastião (Orocó), Nossa Senhora do Carmo (Projeto Fulgêncio), Nossa Senhora da Conceição (Santa Maria da Boa Vista), Pastoral Litúrgica, Homens do Terço e Setor São Mateus. A novena começa sempre às 18h, com o Rosário de Maria, na igreja Matriz. Em seguida, às 19h, celebração na Catedral.
O grande ápice da festa acontece no próximo dia 15, com a procissão e missa solene. No itinerário da procissão, a imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos vai percorrer as principais ruas do centro da cidade: Rua Aristarco Lopes, Avenidas Joaquim Nabuco, Cardoso de Sá, Integração, Guararapes, Rua Zélia Matias, finalizando ao lado da Catedral e da concha Acústica.

Durante o novenário, todos os dias após as celebrações religiosas, acontecerá quermesse ao lado da Catedral.