SAÚDE

Novo tomógrafo vai agilizar atendimentos no Hospital de Traumas em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 22/08/2012 às 13:00

Já está em funcionamento no Hospital de Traumas de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o tomógrafo Multislice. Com a aquisição do equipamento, pacientes que são atendidos nesta unidade de saúde terão mais agilidade na realização de exames. De acordo com informações da assessoria da prefeitura de Petrolina, uma média de 1.300 exames de tomografia foram realizados no Traumas, para pacientes de neurocirurgia, cirurgia geral, cirurgia vascular e ortopedia; somente no primiero semestre deste ano.

“Os pacientes não precisarão mais sair do HUT para a realização do exame, diminuindo o tempo de espera, tanto para realização do exame como para a realização dos procedimentos cirúrgicos ou conduta médica adequada ao tratamento dos pacientes. Isso também traz um ganho bastante significativo para a qualidade do atendimento, já que a diminuição do tempo de espera consequentemente aumenta a rotatividade de desocupação dos leitos e aumenta a quantidade de atendimentos”, enfatiza o neurocirurgião José Carlos de Moura.

A implantação deste serviço dentro da unidade de saúde deve desafogar também a demanda do SAMU. “Antes da chegada do tomógrafo nós tínhamos que requisitar uma unidade do SAMU para transportar pacientes em estado grave, que necessitavam de equipamentos específicos como respiradores e monitoração constante. O serviço acabava demorando mais e a unidade móvel ainda ficava momentaneamente impossibilitada de fazer atendimentos nas ruas”, explica a diretora administrativa do Hospital de Traumas de Petrolina, Andréia Gomes.