SAÚDE

Unidades de saúde de Petrolina desenvolvem programa de tratamento contra tabagismo

Do NE10
Do NE10
Publicado em 28/08/2012 às 14:40

Duas unidades de saúde municipais em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma situada no bairro de Areia Branca e a outra no núcleo 5 do projeto de irrigação senador Nilo Coelho estão desenvolvendo um programa de tratamento contra o tabagismo. A iniciativa que tem à frente o trabalho de duas médicas – Sarah Carolina Nunes e Cláudia Alencar – tem como objetivo orientar os pacientes sobre os métodos para deixar o fumo. O tratamento tem duração de dois meses.

“Nós criamos uma lista de espera e à medida que concluímos uma turma convocamos novos usuários. O tratamento tem duração de dois meses. Nos primeiros trinta dias, os encontros acontecem semanalmente e no segundo mês, eles são quinzenais”, frisa a médica de Saúde da Família, Sarah Carolina Nunes.

Para fazer parte do projeto, interessados devem deixar os dados pessoais (nome, endereço, idade e contato) nas recepções em uma das duas unidades de saúde. Cada turma pode conter no máximo 15 participantes. De acordo com informações da secretaria de Saúde de Petrolina, a meta é que pelo menos 30% dos pacientes deixe de fumar.