PROGRAMA

Programa Minha Certidão chega à cidade de Calçado

Do NE10
Do NE10
Publicado em 05/09/2012 às 9:56

O Programa Minha Certidão chega em mais uma cidade do Agreste de Pernambuco. Dessa vez o município de Calçado começa a utilizar os benefícios do programa. As crianças que nascerem na Unidade Mista de Saúde Nossa Senhora de Lourdes  já sairão com certidão de nascimento.

Os pais dos recém-nascidos já podem ir até a sala específica onde os registros são realizados e que fica dentro da unidade de saúde. O espaço contará com dois profissionais prontos para orientar os pais sobre os documentos necessários para solicitar o registro da criança. Eles estarão em comunicação direta, via internet, com o cartório, por meio do SERC (Sistema Estadual de Registro Civil). Após o envio dos dados, o cartório emitirá o termo e a certidão de nascimento com assinatura digital.

Segundo o Governo do Estado, o objetivo do programa é interligar todas as 217 maternidades pertencentes ao SUS aos 294 cartórios de registro civil existentes em Pernambuco.  No total, o projeto recebeu um investimento de R$ 2,4 milhões, que vêm sendo aplicados na aquisição de equipamentos e na capacitação de recursos humanos.