ANIVERSÁRIO

Petrolina vai realizar desfile em comemoração aos 117 anos

Do NE10
Do NE10
Publicado em 20/09/2012 às 8:44

Junte a história de desenvolvimento de uma cidade cravada no sertão nordestino com a celebração pelo centenário de nascimento de um dos maiores ícones do cancioneiro popular brasileiro: essa é a essência do desfile comemorativo pela passagem dos 117 anos de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, que este ano traz como tema uma homenagem a Luiz Gonzaga. Organizado pela prefeitura do município, através da congregação de várias secretarias, o tradicional evento deverá levar milhares de pessoas até a principal avenida do centro da cidade, a Guararapes, na manhã desta sexta, 21.

“É difícil até estipular uma média de público, porque é uma festa que atrai a atenção dos moradores de Petrolina, de turistas que costumam visitar a região aos fins de semana. A gente sabe que as pessoas participam atraídas pela criatividade das escolas e agremiações que desfilam, pela própria história da cidade que sempre é contada e recontada através da arte e da cultura. Temos a certeza de que estas ruas centrais estarão lotadas neste dia”, enfatiza a secretária de Turismo de Petrolina e coordenadora do desfile, Nadia Batista.

Cerca de 30 escolas, entre públicas e particulares, vão desfilar na Guararapes. Cada uma delas vai mostrar ao público algum aspecto da vida e da obra de Luiz Gonzaga. De acordo com a organização do evento, a expectativa é de que uma média de três mil alunos cruze de uma ponta a outra da avenida. As evoluções podem contar com carros alegóricos e também bandas de fanfarra, geralmente uma atração à parte no desfile do aniversário da cidade ribeirinha.

Antes do desfile, que deve começar às 9h30, a centenária Philarmônica 21 de Setembro, patrimônio cultural de Petrolina, dá os primeiros acordes da festa e realiza uma alvorada às seis da manhã. Em seguida, se dirige até o coreto da praça da 21, e toca seu repertório. Vale ressaltar que a programação festiva do aniversário de Petrolina tem início mesmo na noite do dia 20, com um concerto na Igreja Catedral de Petrolina. É uma apresentação imperdível da Orquestra de Câmara do IF Sertão. Está marcado para às 20h”, acrescenta a secretária.

Por conta do desfile, algumas vias públicas que dá acesso à Guararapes ficarão interditadas ou parcialmente interditadas, para que os carros alegóricos e os participantes das escolas e agremiações possam se organizar. Vias como Joaquim Nabuco, Souza Filho, acesso a Guararapes, dentre outras, ficarão sob as orientações dos agentes de trânsito da EPTTC, polícia de Trânsito e Guarda Municipal.

Além das escolas, tradicionalmente o desfile do aniversário de Petrolina conta com a participação de grupos de motociclistas, pastorais, igrejas, ciclistas, dentre outros. Pelo 5o ano consecutivo, o Clube do Fusca do Vale, deve levar pelo menos 50 carros para a festa. Há até a promessa de um fusquinha devidamente caracterizado com chapéu de couro, numa alusão ao tema central da festa. “Estamos ansiosos e ao mesmo tempo felizes em participarmos mais uma vez. A celebração este ano vai ser em dose dupla: primeiro pela festa deste oásis do sertão, que é Petrolina. E segundo, por retratar Luiz Gonzaga, que foi poeta e cantador do Nordeste. Não tenho dúvidas de que será lindo, tanto para nós que vamos estar na avenida quanto para quem vai estar assistindo”, declara o presidente do Clube do Fusca, Mario Martins.

Axé e forró- Um mix de atrações que reúne nomes como Margareth Menezes, Cheiro de Amor e Aviões do Forró promete sacudir Petrolina nesta sexta (21). Trata-se do Papa Noiz, evento que acontece pelo quarto ano consecutivo, no Iate Clube. A festa é privada e disponibiliza ingressos que variam de R$ 40 a R$ 120. O início do papa Noiz está previsto para às 16h. Serão disponibilizadas três áreas entre pista, vip e privilege lounge. “Nos intervalos de uma banda e outra teremos um DJ vindo de Salvador para animar o público. Nossa expectativa é reunir um público médio de cerca de oito mil pessoas”, frisa o empresário Junior Andrade, da Adrenalina Produções.