SAÚDE

Ações para lembrar a importância da mamografia serão realizadas em Petrolina

Do NE10
Do NE10
Publicado em 28/09/2012 às 8:51

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), este ano no Brasil devem ser registrados cerca de 52.500 novos casos de câncer de mama, comum em mulheres. Caracterizado pelo desenvolvimento anormal das células da mama, este tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no Brasil. Profissionais da área de saúde recomendam que seja feita mamografia (raio X da mama) a partir dos 35 anos. A patologia, se descoberta precocemente, tem grandes chances de cura. E é com o objetivo de promover uma conscientização sobre a importância do auto exame, da realização da mamografia e de práticas de vida saudável, que o Centro de Oncologia da Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, programa uma série de ações para o próximo mês, conhecido mundialmente como o Outubro Rosa.

Na programação da unidade de saúde consta a realização da I Caminhada e Corrida de Rua, no próximo dia 21 de Outubro. Avenidas importantes deste município serão tomadas por atletas profissionais, por amantes das práticas desportivas, funcionários da APAMI e de outras instituições parceiras, que estarão sobretudo levantando a bandeira da prevenção e do combate ao câncer de mama.

Serão disponibilizados três percursos: 2km, 5km e 10km. A organização do evento espera reunir uma média de 1000 participantes. As inscrições custarão R$ 20 e poderão ser feitas em vários estabelecimentos da cidade que serão divulgados nos próximos dias. A corrida terá inicio às 17h, na Orla da cidade.